Campanha: Um brinquedo por um Sorriso
4 de outubro de 2018
Degeneração macular
25 de julho de 2019
Exibir tudo

Alérgico a leite? Intolerante a lactose? A páscoa chegou. E agora? Vai ficar sem seu chocolate?

Se você tem algum tipo de restrição alimentar como alergia ao leite de vaca (aplv), ou intolerância a lactose a páscoa pode ser um problema.
Mas não precisa ser. Hoje em dia existem diversas opções de doces e chocolates para quem tem restrição alimentar. Leia mais no blog e boa páscoa.

A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo todo. Em torno de 6% das crianças tem algum tipo de alergia alimentar e 3% dos adultos também. A alergia ao leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum nas crianças sendo bastante rara nos adultos. Já a intolerância a lactose pode acometer até 60% dos brasileiros em algum grau, na maioria das vezes adultos.

Mas qual a diferencia entre alergia ao leite e intolerância a lactose?

Na alergia, a proteína do leite é absorvida pelo trato gastrointestinal e o sistema imunológico comete um erro ao entender que ela é ruim para você produzindo anticorpos para neutralizá-la. Isso leva a uma reação inflamatória em vários órgãos com sintomas como coceiras, inchaço na face, tosse e falta de ar, diarreia e dores abdominais. Nos casos graves choque anafilático. Na maioria das vezes os sintomas são imediatos, minutos após a ingestão do alimento. Mesmo pouca quantidade da proteína do leite pode ser suficiente para levar a reação alérgica.

A intolerância a lactose é causada pela deficiência de uma enzima (lactase) que deveria digerir o açúcar do leite (lactose) no trato gastrointestinal. Ao não ser digerida ela chega ao intestino grosso inalterada, se acumula e é fermentada por bactérias, produzindo sintomas locais como diarreia, cólica, gazes e distensão abdominal. Não envolve produção de anticorpos pelo sistema imunológico e a reação é concentrada no trato gastrointestinal. Os sintomas podem demorar horas ou até dias para aparecer porem nos casos mais leves o paciente consegue ingerir pequenas quantidades de leite ou tomar uma dose de enzimas para ajudá-lo a digerir melhor.

Diagnóstico

O diagnostico de alergia a proteína do leite de vaca é feito pelo alergista. Após uma avaliação clínica são feitos testes alérgicos no consultório (prick teste) e exames de sangue para as diversas proteínas do leite. Em alguns casos pode ser necessário um teste de provocação oral com o leite.

O diagnóstico de intolerância a lactose é feito pelo gastro que após avaliação clínica pode optar por fazer uma dieta de restrição de lactose para avaliar a melhora do paciente. Pode também solicitar exames como o teste de intolerância a lactose ou teste respiratório de hidrogêno expirado.

Tratamento

Na APLV deve-se evitar leite de vaca. O paciente não deve comer alimentos que sejam APENAS sem lactose pois o mesmo pode conter outras proteínas do leite de vaca como caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina. Também devem evitar leite de cabra e de outros mamíferos pois existe alto índice de reação cruzada.

Na intolerância a lactose deve-se evitar leite e derivados porém é seguro fazer uso de alimentos sem lactose, uma vez que o problema não está nas outras proteínas do leite. Ocasionalmente pode-se tomar um suplemento de lactase se quiser fazer uma refeição com leite comum

Onde encontrar produtos sem leite/lactose?

Existem várias empresas especializadas neste segmento. Muitas tem site na internet e enviam para todo Brasil. Também é possível encontrar esses produtos em casas especializadas em alimentação natural e vegana
Confira abaixo alguns links:

https://www.sosalergia.com.br/

http://ouromoreno.com.br/

https://www.seikoalimentos.com.br/

https://www.chocolife.com.br/

https://www.chocolatesgenevy.com.br/

http://www.tnuva.com.br/

http://www.mundosemleite.com.br

Se você morar no Rio de Janeiro a loja Mundo sem leite alem de fazer ovos de páscoa faz doces para festas de aniversário

https://www.facebook.com/mundosemleitee/

Você pode também fazer seus próprios doces com esses livros de receita

http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/convivendo-com-alergia/material-de-apoio

Caso tenha dúvidas se é alérgico ou intolerante a alimentos procure o serviço de alergia e imunologia da policlínica de botafogo ou o serviço de clínica médica.

Serviço de alergia da policlínica de botafogo:

https://www.alergiabotafogo.com.br/

Serviço de gastroenterologia da policlínica de botafogo

http://www.policlinicadebotafogo.com.br/clinica-medica/

Abraços e boa páscoa a todos

Dr Andre A Gauderer
Médico Alergista
Serviço de alergia da policlinica de botafogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *