Filantropia

A Policlínica de Botafogo teve sua fundação motivada pela necessidade de atendimento às pessoas carentes da época, e desde 1900 presta serviços gratuitos à população.

Com o passar dos anos, várias Leis foram criadas a fim de disciplinar a assistência gratuita pelas instituições de Sáude, de Assistência Social e de Educação. E a Policlínica de Botafogo precisou se adequar às regras dos órgãos Governamentais de controle.

Na atualidade, os serviços gratuitos continuam sendo prestados pela Policlínica de Botafogo através dos Convênios firmados com o Município do Rio de Janeiro, com o Município de Paraíba do Sul e Miguel Pereira.

São disponibilizados atendimentos gerais (consultas, exames, procedimentos e cirurgias), onde os pacientes são atendidos gratuitamente, sem nenhum tipo de cobrança. Os pacientes do Município do Rio de Janeiro são encaminhados pelo Poder Público através do SISREG (Central de Regulação).

Os pacientes de Paraíba do Sul e Miguel Pereira são encaminhados pelas respectivas Secretarias de Saúde.

No exercício de 2020, a Policlínica de Botafogo prestou 5.730 atendimentos, nas especialidades de Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia (incluindo cirurgias de catarata com acompanhamento pré e pós-operatório aos pacientes encaminhados), Clínica Médica, Laboratório de Análises Clínicas, Radiologia, Laboratório de Patologia, Alergia, Ginecologia, Odontologia, Cirurgia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Endocrinologia.